Conferência de Imprensa do Encontro da Conferência Episcopal

2017-11-23       Actualidade       Igreja  

  

Os Bispos reunidos no Encontro da Conferência Episcopal que aconteceu em Bissau, Guiné-Bissau, de 11 a 19 de Novembro, escreveram no final do Encontro um Comunicado de Imprensa e que se segue na íntegra:

 

Os Bispos da Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau realizaram sua Sessão Ordinária, do ano pastoral 2017-2018, de 13 a 19 de novembro de 2017, no Seminário Maior Interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, em Bissau, Guiné-Bissau.

Como de costume, a Sessão foi iniciada por um retiro, na segunda-feira, dia 13 de novembro, orientado pelo Pe. Élie Cassien Coly, da Congregação dos Padres do Espírito Santo (Espiritanos) e pároco da Paróquia de Nossa Senhora d’Ajuda de Bissau, sobre o tema: “A pobreza para melhor seguir Cristo pobre”. 

A cerimónia de abertura teve lugar na terça-feira, 14 de novembro, na presença do Monsenhor Mislav HODZIC, Encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica, em representação do Núncio Apostólico Monsenhor Michael W. BANACH, ausente por razões familiares. 

Inspirado na carta circular dirigida aos Bispos, do Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, sobre a paternidade espiritual dos Bispos para com seus padres, Monsenhor Mislav recordou os fundamentos e os elementos bíblicos da paternidade espiritual.

Este encontro dos Bispos da Conferência Episcopal foi também uma ocasião para partilhar a vida da Igreja universal. 

Na sequência deste encontro, como de costume, os Bispos partilharam sobre a vida de cada uma de suas Igrejas diocesanas durante o ano pastoral 2016-2017. 

Em comunhão com a Igreja diocesana de Bissau, os Bispos participarão das celebrações do Jubileu de seus 40 anos de existência. Eles se alegram pelo convite que lhes foi dirigido, e endereçam o seu vivo agradecimento e felicitações, antes de mais, a Dom José CÂMNATE NA BISSIGN, Bispo de Bissau, a Dom José LAMPRA CÁ, Bispo Auxiliar, e a todos os seus diocesanos.

Com profundo reconhecimento, eles homenageiam Dom Settimio Arturo FERRAZZETTA pelo novo élan impresso à obra de evangelização e à obra social multidimensional que ele implementou no país. Sua divisa episcopal, “a verdade vos libertará”(Jo 8,32), continua sempre atual, dado o contexto socio-politico do país.

Os Bispos pedem a Deus para que as sementes do Evangelho, lançadas, há séculos, na terra guineense pelos missionários e especialmente após à criação da Diocese, continuem a produzir lindos, bons e múltiplos frutos, e que o Evangelho de Jesus Cristo se enraíze cada vez mais nos espíritos e nos corações. 

Dossiers

A Sessão ordinária da Conferência Episcopal é o espaço para a elaboração da Exortação que os Bispos dirigem aos católicos para a Quaresma seguinte.
Para a vivência desse tempo de graça, os Bispos escolheram como tema desta Quaresma 2018: «O respeito e a promoção do Bem Comum». Eles querem assim ajudar os fiéis cristãos, comunitária e pessoalmente, a tomarem consciência da importância e do lugar do Bem Comum, contribuindo vivamente para o desenvolvimento efectivo dos nossos países.

Com as luzes e achegas de um expert, refletiram sobre a pobreza nos nossos países a partir da perspetiva da fome. Este assunto é de uma tremenda atualidade nos nossos países e em muitos outros países do mundo. Ele constitui uma grande preocupação para os Bispos, que não podem ficar indiferentes face aos sofrimentos das populações. Encorajando todos os fiéis da Igreja a seguirem o seu compromisso ao serviço dos pobres, seguindo a Palavra de Cristo: «Eu tive fome e me destes de comer» (Mt 25, 35), eles exortam as autoridades públicas a assumirem as suas responsabilidades para o alívio das populações.

Os Bispos saúdam a bela iniciativa de uma Jornada Nacional de Nutrição celebrada pela primeira vez, na Guiné-Bissau, a 18 de Novembro de 2017.

Encontros

Durante a Sessão, os Bispos encontraram-se com várias personalidades e grupos:

 O Presidente da República       

Os Bispos fizeram uma visita de cortesia ao Presidente da República da Guiné-Bissau, Sua Excelência José Mário Vaz, a quem agradeceram ter dispensado o seu tempo para os acolher. Informaram-lhe acerca da composição e o funcionamento da Conferência Episcopal, bem como sobre o tema da Exortação para a Quaresma de 2018. Ainda partilharam com ele algo da atualidade do país.

 A Comissão de Implantação da UCAO/UUZ

Para acompanhar a realização do projeto de implantação da Unidade Universitária de Ziguinchor (UUZ) da Universidade Católica da Africa Ocidental (UCAO), os Bispos tiveram uma sessão de trabalho com os membros da Comissão de Implantação do projeto. Eles se alegram com o estado do seu avanço, apesar das dificuldades do percurso.   

 Os Superiores Delegados das Congregações religiosas da Guiné-Bissau

Um encontro com os Delegados das Congregações religiosas permitiu um melhor conhecimento recíproco. Estes religiosos e religiosas apresentaram a sua «Conferência da Vida Consagrada da Guiné-Bissau» (COVIC-GB), membro da União Regional dos Religiosos da Africa Ocidental (URCAO) e partilharam com os Bispos sobre os seus compromissos missionários no país. 
No decorrer dos trabalhos, ainda abordaram os seguintes pontos: 

- Eleição do Conselho de Presidência da Conferência

O mandato do Conselho de Presidência da Conferência chegou ao seu término; os Bispos procederam à eleição do novo Conselho, assim constituído: 

Presidente: Dom José CÂMNATE, Bispo de Bissau
Vice-Presidente: Dom Paul Abel MAMBA, Bispo de Ziguinchor
Vice-Presidente: Dom André GUEYE, Bispo de Thiés
 
- Reflexão sobre o Sínodo dos Bispos sobre a Juventude - Outubro 2018

Os Bispos refletiram acerca da importância e da atualidade da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a juventude com o tema: Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional que acontecerá em Outubro de 2018 em Roma.

- Ecos da II Assembleia da Caritas África

Os Bispos que participaram na II assembleia da Caritas África, ocorrida em Dakar de 17 a 21 de Setembro de 2017, sob o tema : «Organizar o serviço da caridade : o Papel dos Bispos», fizeram um relatório aos seus colegas. Sublinharam que os numerosos participantes na Assembleia de Dakar apreciaram a sua organização, a qualidade do trabalho e os resultados.

- La Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis

Tendo em conta os novos desafios do nosso mundo, a Congregação para o Clero pediu às Conferências Episcopais para redigir uma nova Ratio para a formação de padres nos seus países.

Vista a urgência do trabalho, os Bispos decidiram elaborá-lo sem mais demoras

Agradecimentos

No fim da sua estadia na Guiné-Bissau, os Bispos reiteram os seus calorosos agradecimentos a Dom José CÂMNATE NA BISSIGN, Bispo de Bissau e ao seu Auxiliar Dom José LAMPRA CÁ, pelo bom acolhimento e hospitalidade num ambiente propício, que permitiu um bom e frutuoso trabalho.

Eles associam aos agradecimentos Dom Pedro ZILLI e todos os seus diocesanos de Bafatá pela oportunidade que lhes deu de visitar a sua diocese. 

A sua gratidão estende-se ao Reitor do Seminário Maior, Padre Bernardo António GOMES e a toda a Equipa Formadora, pela sua disponibilidade e serviços prestados. Os Bispos invocam sobre eles e sua Instituição as bênçãos divinas.

Eles exprimem o seu agradecimento do fundo do coração às religiosas, a todas as senhoras e voluntários que, cada dia, procuraram oferecer o melhor serviço possível. Eles os confiam à bondade de Deus. 
Eles se alegraram pelo convite fraternal dos Missionários do PIME – Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras – para o jantar / convívio no contexto da celebração dos 70 anos da sua presença na Guiné-Bissau e os agradecem.

Eles agradecem a toda a família diocesana de Bissau: os sacerdotes, os religiosos e religiosas e fiéis leigos pelo caloroso acolhimento e por todos os gestos de atenção. Pedem a Deus para que as celebrações do jubileu dos 40 anos da diocese sejam uma fonte inesgotável de graças e bênçãos divinas para cada um e para todos.

Eles exprimem a sua respeitosa gratidão às Autoridades públicas e administrativas da Guiné-Bissau pela hospitalidade oferecida e pelas facilidades concedidas para a boa estadia no país. Eles imploram as bênçãos e graças divinas para o país e suas populações, para um futuro melhor de esperança, de prosperidade e de paz


        Bissau, sábado, 18 novembro de 2017 

Os Bispos da Conferência

SENEGAL
• Dom Théodore Adrien Sarr – Cardeal, Arcebispo Emérito de Dakar 
• Dom Benjamin Ndiaye- Arcebispo de Dakar 
• Dom Ernest Sambou – Bispo de Saint-Louis 
• Dom Jean-Pierre Bassene – Bispo de Kolda e Administrador Diocesano de Tambacounda 
• Dom André Gueye – Bispo de Thiés 
• Dom Paul Abel Mamba – Bispo  de Ziguinchor  
• Pe. Pierre Tine – Administrador Diocesano de Kaolack

MAURITÂNIA
• Dom Martin Happe, Bispo de Nouakchott

CABO VERDE
• Dom Arlindo Gomes Furtado, Cardeal – Bispo de Santiago de Cabo Verde
• Dom Ildo Fortes, Bispo de Mindelo 

GUINÉ-BISSAU
• Dom José Câmnate Na Bissign, Bispo de Bissau
• Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar 
• Dom Pedro Carlos Zilli, Bispo de Bafatá

SECRETARIO GERAL DA CONFERÊNCIA 
• Pe. Jacques Aimé, da Diocese de Ziguinchor



Notícias relacionadas