CINCO FILHAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA FAZEM VOTOS PERPÉTUOS

2019-08-29       Actualidade       Igreja

As Irmãs Marlene Garcia, Anabela Tavares, Ivanilda Correia, Elisângela Rebelo e Marisa Tavares, da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Maria, fazem os votos perpétuos no dia 01 de Setembro, às 10h30, na igreja paroquial de Santo Amaro Abade, Tarrafal, ilha de Santiago. A celebração é presidida pelo Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes.

Para a Irmã Elisângela Rebelo, que está em missão na ilha de São Vicente e que falou em nome do grupo, «os votos perpétuos é uma adesão definitiva à Congregação e também uma renovação definitiva e total do sim a Deus».
Depois dos votos perpétuos que têm com lema “Feliz o Povo que o Senhor escolheu para a sua herança” (Sl 32), a Irmã Ivanilda Correia vai para missão em Assomada, a Irmã Marisa Tavares para Calheta de São Miguel, a Irmã Marlene Garcia para São Vicente, a Irmã Anabela Tavares para Guiné Bissau e a Irmã Elisângela Rebelo continua na ilha de São Vicente.
Recorde-se que as Filhas do Sagrado Coração de Maria nasceram em Dakar, Senegal, a 24 de Maio de 1858, sob o impulso do Bispo Aloys Kobés, com o auxilio da Irmã Rosalie Chapelain, da Congregação das irmãs de São José de Cluny. O carismas delas é «valorizar a mulher africana, evangelizar a África pelos seus próprios filhos e colaborar com os Padres na evangelização. Este carisma materializa-se na catequese, na  pastoral da juventude, na liturgia, centros de formação humana, nas escolas e nos hospitais. A congregação tem uma espiritualidade mariana. Para o fundador, Maria é modelo de vida interior: humilde, generosa e de uma doação total ao    Senhor.