CICLO DE FORMAÇÕES E CONFERÊNCIA PARA PREPARAR A FESTA DE SÃO VICENTE

2020-01-17       Actualidade       Igreja

A paróquia de São Vicente, para preparar a Festa do Padroeiro, organizou duas formações, uma para os consagrados e outra para os agentes da pastoral, que começaram no dia 12 de Janeiro e terminaram no 16 de Janeiro com uma conferência - “A Igreja com Cristo sempre Jovem” - às 18h30, na igreja de São Vicente.

O Pe Paulo Vaz, pároco da paróquia de São Vicente, faz uma avaliação muito positiva da formação para os consagrados, considerando que «foi direcionada para o campo da espiritualidade, da afectividade e, sobretudo, ajuda a vivenciar a nossa fé, a nossa vocação e ensina como renovar, continuamente, o exercício do nosso ministério e da nossa missão, tendo em conta a totalidade do nosso ser». Vaz definiu a formação como «uma formação que mexe com toda a dimensão da pessoa humana» e é da opinião de que «é para além do teórico, para além do ambíguo; é uma formação que traz uma leitura da nossa realidade, da nossa história, do acontecimento histórico do nosso encontro com Deus e com os irmãos, da nossa vocação, da nossa missão, da nossa entrega, do nosso serviço à Igreja, da vivência da nossa dimensão comunitária e, sobretudo, da integração da nossa sexualidade». Por isso, lamenta que todos os consagrados não participaram, justificando que «em Cabo Verde não temos muitas ofertas formativas e não sabemos privilegiar as coisas boas, não sabemos aproveitar das formações».
O Pe Paulo Duarte, Jesuíta, foi o convidado para orientar ambas as formações e considerou que «não é possível formar os fieis só com a missa dominical, daí a necessidade em apostar na formação permanente dos fieis e dos agentes da pastoral».
Para além das formações, um leque de actividades estão a decorrer na paróquia e terminarão no próximo dia 22 de Janeiro, às 10h00, com a missa solene em honra de São Vicente.