Cáritas Mindelo realiza formação de curta duração em empreendedorismo

2020-09-10       Actualidade       Economia

A Cáritas Diocesana de Mindelo realizou formação de curta duração no âmbito do projeto “Dinamização da Economia das Famílias Vulneráveis afetadas pela Covid-19”.

A formação financiada pelo Ministério da Família e Inclusão Social foi realizada em Mindelo, de 31/08/2020 a 09/09/2020 com a carga horária de 12 horas cada.
O objetivo deste workshop foi formar empreendedores para atuar no campo da higiene e conservação de alimentos e na gestão de pequenos negócios, favorecendo a aquisição de competências e habilidades para o exercício das atividades económicas geradoras de rendimentos, participando de uma economia solidária, à luz de referenciais teóricos consistentes.
A formação está inserida na estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentada na gestão de pequenos negócios com interesse de melhorar a qualidade de vida dos empreendedores e dos clientes. É ainda uma maneira de combater as desigualdades provocadas pela Covid-19 e de construção de outro modo de produzir, consumir e de pensar as relações entre as pessoas.
Além dos momentos de reflexão e discussão sobre o mundo do negócio, foi realizado uma formação prática, de maneira que os formandos tiveram a oportunidade de adquirirem novas competências. A partir desta atividade foram avaliados as dificuldades e os pontos fortes nos espaços de negócios e quais os desafios para a realização, uma vez que o objetivo é planejar e colocar em prática a realidade de um “novo normal”, onde os negócios sejam regidos pelas práticas da higienização e da segurança sanitária.
Respeitando todos os protocolos sanitários, a cerimónia de entrega do certificado aconteceu no dia 9 de setembro, no Centro Bom Pastor, e contou com a presença do bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes.

Fonte: Site - Redação|Hernany Dias