Capítulo Geral das Irmãs Adoradoras reflecte sua Missão e elege novo Governo

2017-10-24       Actualidade       Igreja

«’Sai da tua terra’: Adora, Caminha, Acompanha».  Este foi o lema seguido pelas Irmãs Adoradoras no seu XXX Capítulo Geral que teve lugar em Espanha - Cidade de Guadalajara.  A Irmã Teresa Valenzuela, de nacionalidade chilena, foi reeleita como Superiora Geral da Congregação, por mais seis anos.

A congregação das Irmãs Adoradoras celebrou o seu XXX Capítulo Geral, de 25 de setembro a 19 de outubro de 2017, em Guadalajara – Espanha, sob o lema: «’Sai da tua terra’: Adora, Caminha, Acompanha». Estiveram presentes 44 Irmãs capitulares, procedentes dos 4 continentes onde a congregação está presente, com o objetivo de avaliar, refletir, discernir e delinear diretrizes para os próximos anos. Nos últimos anos toda a congregação tem estado implicada num processo de revitalização, o que implica uma restruturação de comunidade e obras sociais e uma nova reconfiguração congregacional. Acolhendo e discernindo as moções do Espírito, trata-se de agilizar estruturas, colocando-as ao serviço da Missão e Carisma da congregação a favor da mulher explorada pela prostituição ou vítima de outras situações que a escravizem, privilegiando lugares onde o clamor das mulheres é mais veemente hoje. No mesmo Capítulo foi eleita a equipa do governo-geral para os próximos seis anos, tendo sido reeleita a superiora geral, Ir. Teresa Valenzuela, de nacionalidade chilena, assessorada por mais quatro Irmãs de nacionalidades: espanhola, colombiana, japonesa e italiana.

Irmã Maria Martinha, da Comunidade das Irmãs Adoradoras do Mindelo