Bispos de Cabo Verde participam da Conferência Episcopal Interterritorial na Mauritânia

2020-11-13       Actualidade       Igreja

Mauritânia acolhe nos dias 09 a 15 deste mês a Sessão Ordinária dos bispos da Conferência Episcopal composta pelos bispos das dioceses do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau

“O encontro acontece aqui porque é sempre rotativo e porque a diocese de Nouakchott está em Jubileu pelos 25 anos do seu bispo, Martin Happe, que também completa 75 anos de idade” disse o bispo de Mindelo, D. Ildo Fortes, em declarações ao Site da Diocese, explicando o motivo pelo qual escolheram ter o encontro na Mauritânia.
Dom Ildo Fortes disse que “a receção ou o acolhimento também está a ser muito caloroso, envolvendo os escassos padres que tem esta Igreja em terra totalmente muçulmana, algumas irmãs da congregação Missionárias da África e alguns leigos”. “Os trabalhos decorrem em bom ritmo. Vários assuntos são tratados; no tour d'horizon, cada bispo faz um relatório partilhando um pouco da vida da sua diocese e do seu país. Como de costume redigiram a Exortação para a Quaresma (2021) que este ano tem como tema: São José, Protetor da Sagrada Família e modelo de vida cristã. A escolha deste tema, é para exprimir de certa forma a comunhão dos bispos com a Igreja Universal que celebra os 150 anos da promulgação pelo Papa Pio IX de São José como patrono da Igreja Universal”, acrescentou o prelado de Mindelo.
O ponto alto deste Encontro será a festa jubilar dos 25 anos de ordenação episcopal e 75 anos idade de D. Martin Happe, que acontecerá no último dia da Sessão Ordinária da Conferência Episcopal Interterritorial. Os bispos da Conferência Episcopal concelebrarão com o prelado na Missa Solene de Ação de Graças.

Fonte: Site - Redação/Hernany Dias