Diocese de Santiago abre o 3º Curso Básico de Teologia

2016-10-19       Actualidade       Igreja

O primeiro dia de aulas foi coroado com a missa na pró-catedral, presidida pelo Cardeal D. Arlindo, e com a Aula Magna leccionada pelo Pe Carlos Varela, apresentando a sua tese de licenciatura canónica em Roma.

«Somos propriedades de Deus não no sentido de sermos coisas nas mãos de Deus, mas no sentido de sermos filhos amados. Nós, de Deus e Deus, Senhor nosso, tal como S. Tomé confessa na grande profissão: "meu Senhor e meu Deus"» - ressaltou D. Arlindo na homilia.
O Director da escola, Pe Edson Bettencourt, preconizou que a escola pretende ser uma referência no pensar o homem cabo-verdiano e dar o seu contributo com uma teologia de rigor, lutando para ser uma ciência credível para a harmonização da nossa sociedade.
Na Aula Magna foi apresentado o trabalho de investigação no campo da teologia moral, tendo como investigador o Pe Carlos Varela, tema pelo qual se licenciou canónicamente em Roma: O morrer humano, uma análise teológico-moral a partir da realidde cabo-verdiana’.
Com uma plateia muito atenta e de sensibilidade formativa interdisciplinar descurou-se sobretudo da ‘eutanásia doméstica’ (os caldos para dar uma ‘djudinha’) como uma prática comum em Cabo Verde mas que não combina com a doutrina cristã. O orador apresentou os cuidados paliativos como proposta para acompanhar os moribundo em vez da morte (eutanásia) como solução aos agonizantes.
Cerca de metade dos alunos são os candidatos ao ministério do diácono permanente e a outra metade são leigos e religiosas que pretendem mergulhar na ciência teológica.

Fonte: Diocese de Santiago