Jubileu da Misericórdia: Dom Ildo Fortes abriu o Ano de Misericórdia na Diocese de Mindelo

2015-12-13       Actualidade       Igreja

O Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, abriu hoje, 13 de Dezembro de 2015, a “porta santa” de misericórdia, na pró-catedral de Nossa Senhora da Luz, na presença de uma grande “moldura humana” vinda de todos os cantos da Diocese de Mindelo que quis estar presente e fazer parte do povo de Deus peregrino.

O Papa Francisco fez a abertura solene da “porta santa” em Roma no dia 08 de Dezembro de 2015 e instituiu que nas Igrejas Particulares (Dioceses), os bispos fariam a abertura no domingo seguinte, 13 de Dezembro, III domingo do Tempo de Advento. Na Diocese de Mindelo, a abertura da “porta santa” aconteceu, portanto, hoje, numa celebração que juntou ainda a instituição de acólito de dois jovens seminaristas estagiários: Evanildo dos Reis e Manuel Évora.

A celebração começou na capela da Escola Salesiana, onde se realizou o primeiro momento (statio) seguindo-se, posteriormente, a procissão para a Igreja de Nossa Senhora da Luz. A abertura solene da “porta santa”, a aspersão, a instituição de acólitos e a Eucaristia foram, deste modo elementos litúrgicos constituintes e marcantes do dia de hoje.

Na sua homilia, Dom Ildo Fortes referiu que «o ano de misericórdia não se trata de um tema, não é um ano de reflexão à volta do tema da misericórdia. É um ano de conversão, de mudança de vida, comportamentos e atitudes». A abertura do ano de misericórdia na Diocese coincidiu com o aniversário de Dom Ildo Fortes.

De relembrar que o Papa Francisco proclamou no dia 11 de Abril de 2015 o Jubileu Extraordinário de Misericórdia com a promulgação da Bula Misericordiae Vultus (O rosto da Misericórdia). Este ano, segundo o Papa Francisco, começaria no dia 08 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da “porta santa” da Igreja de São Pedro, Vaticano, e terminaria na celebração litúrgica de Cristo Rei do Universo, dia 20 de Novembro de 2016.