Jubileu da Misericórdia: Dom Ildo Fortes decreta Igrejas Jubilares

2015-12-07       Actualidade       Igreja

Dom Ildo Fortes decreta Igrejas Jubilares, na Diocese de Mindelo, para o Ano Santo da Misericórdia.

Aos que este DECRETO virem, saúde e paz.

O Papa Francisco, pela Bula Misericórdiae Vultus (Mv), proclamou para a Igreja, um ano especial de graça, um Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A abertura deste Jubileu, ele o fará em Roma, no próximo dia 8 de Dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição e cinquentenário da conclusão do Concílio Ecuménico Vaticano II. O Ano Jubilar terminará na solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo, 20 de Novembro de 2016.

No inicio da Misericórdiae Vultus, o Santo Padre salienta que Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai; Ele revela a misericórdia de Deus e que precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia que é fonte de alegria, serenidade e paz (cf. Mv 2).
«Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes» (Mv, 3).

Para que, esta oportunidade de graça e de renovação espiritual se viva em todas as Igrejas Locais, o Papa estabeleceu que na Igreja Catedral e noutras igrejas ou santuários da Diocese, por opção do Bispo, se abra uma Porta Santa - a Porta da Misericórdia, onde os fiéis, atravessando-a, possam ser abraçados pela misericórdia de Deus e se comprometam a serem misericordiosos com os outros como o Pai Celeste o é connosco.

Assim, dada a nossa realidade insular e para que todos os fiéis possam beneficiar das graças especiais do jubileu, ESTABELEÇO para este Jubileu Extraordinário da Misericórdia, as seguintes Igrejas Jubilares:

Na Ilha de S. Vicente
Pró-Catedral de Nossa Senhora da Luz
Santuário de Nossa Senhora de Fátima (Mato Inglês)

Na Ilha de S. Antão
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Capela de S. João Baptista na Ribeira (Porto Novo)

Na Ilha de S. Nicolau
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Capela de Nossa Senhora do Monte Sentinha

Na Ilha do Sal
Igreja de Nossa Senhora das Dores
Capela de Nossa Senhora de Fátima

Na Ilha da Boa Vista
Igreja de Santa Isabel
Capela de Nossa Senhora de Fátima

Maria, Mãe da Divina Misericórdia, nos acompanhe nesta peregrinação jubilar!

Mindelo, 6 de Dezembro de 2015, II Domingo do Advento

†Ildo Fortes