ACABA DE SER PUBLICADA A EXORTAÇÃO APOSTÓLICA “CRISTO VIVE” DO PAPA FRANCISCO

2019-04-02       Actualidade       Papa Francisco

O Vaticano publicou hoje a Exortação Apostólica ‘Cristo Vive’, do Papa, que recolhe as conclusões da assembleia do Sínodo dos Bispos que decorreu em outubro de 2018, sobre a Igreja Católica e as novas gerações. Um texto em que Francisco entra em diálogo, muitas vezes, com os jovens de todo o mundo.

A Exortação Apostólica do Papa Francisco, assinada em Loreto no passado dia 25 de Março – anunciação do Senhor, está estruturada por uma introdução, 9 capítulos, 299 números, e um desejo do papa em forma de conclusão. Nos capítulos, o Papa aborda assuntos como: o que diz a Bíblia acerca dos jovens, o rosto juvenil de Cristo, o “agora” dos jovens e de Deus, o anúncio para todos os jovens, os percursos da juventude, os jovens com raízes, a pastoral dos jovens, a vocação e o discernimento.
Francisco termina a Exortação Apostólica com o seguinte desejo: «queridos jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido do que os lentos e medrosos. Correi “atraídos por aquele Rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão que sofre. O Espírito Santo vos impulsione nesta corrida para a frente. A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé. Nós temos necessidade disto! E quando chegardes aonde nós ainda não chegamos, tende a paciência de esperar por nós”».
A Exortação já se encontra disponível, em português, no Site oficial do Vaticano (www.vatican.va).