A IGREJA E O CORONAVÍRUS NA BOA VISTA

2020-03-25       Actualidade       Sociedade

Sempre alerta para servir - O Crononavírus - Covid 19 preocupa a todos, mas na Boa Vista, dada a condição precária e difícil em que vive a maior parte da população,  a situação é muito mais delicada; Eis o que nos conta o Pároco da Ilha, Padre Adriano Cabral e como os Escuteiros Católicos generosamente estão sempre alerta para servir:

Ilha da Boa Vista: Coronavirus/ Covid 19
 A ilha da Boa Vista, pertence a Diocese de Mindelo e é a segunda ilha mais turística de Cabo Verde, depois da ilha vizinha do Sal. Com cerca de 17 mil habitantes, com pessoas oriundas de todas as outras e da nossa costa africana, a ilha da Boa Vista tem registado uma rápidoe impressionante crescimento graças ao turismo, sector pujante e impactante nesta ilha fantástica. Foi, infelizmente, através da dinâmica do turismo, força maior desta ilha que entrou a pandemia Coronavirus/Covid 19, sendo o primeiro caso confirmado um turista Britânico que estava na ilha desde do dia 09 deste mês num dos maiores hotéis ( all inclusive!) desta ilha, O Riu Karamboa. Depois deste caso mais dois turistas num outro hotel ao lado ( Riu Palace) foram confirmados com o mesmo vírus. Perante estes casos confirmados, os primeiros em todo o País, a ilha entrou em quarentena, medida adoptada pelo governo para prevenir eventual propagação do vírus.

Neste contexto, a situação em que vivem as pessoas nesta ilha é deveras preocupante, pois o vírus conforme notícias noutros países propaga-se de forma impressionante e imprevisível. O receio maior é que surjam mais casos na ilha e sobretudo que surjam casos de cidadãos residentes. Até agora, infelizmente, tem sido só estrangeiros/turistas. Contudo, há uma enorme probabilidade de surgirem casos de nativos/residentes, pois os casos confirmados foram registados nos hotéis onde trabalham muitas pessoas, nacionais residentes, sendo que a maioria vive no Bairro da Boa Esperança. Este Bairro, conhecido pejorativamente por " barraca" é por razões urbanistas e de saneamento um foco preocupante de propagação deste vírus. As autoridades e toda a população da ilha e do País estão a temer que surjam algum caso nesse referido Bairro. Entretanto, é visível que devido também a falta de uma habitação digna e de outras condições básicas as pessoas/ família desse Bairro não estão a acatar as medidas recomendadas, pondo assim risco toda a nossa sociedade/país.

Contudo, no meio desta situação preocupante, tem havido gestos e dinâmicas fortes de solidariedade. Para além, do pessoal de saúde, proteção civil, polícias e militares que foram reforçados para esta ilha, surgiu e está em curso uma campanha de ajuda as pessoas mais carenciadas neste período de quarentena, envolvendo autoridades civis ( Câmara Municipal), religiosas ( Igreja Católica, a Paróquia de Santa Isabel, a Igreja Nazarena) associações comunitárias, comerciantes chineses, alguns empresários e empresas da ilha. conseguiu-se mobilizar uma quantidade expressiva de géneros alimentícios para serem distribuídos as pessoas/famílias carenciadas do Bairro da Boa Esperança e nas outras comunidades da ilha. Salientar que só os chineses doaram mais de dois mil contos em produtos! Outras empresas que abastecem os grandes hotéis estão também a aderir, a colaborar. E interessante ver esta dinâmica de solidariedade e partilha. Neste equipe de trabalho, está também a Paróquia, com uma presença muito boa e reconhecida na prática através dos nossos Escuteiros que incansavelmente têm estado no armazém na divisão dos alimentos para as cestas básicas e na distribuição as famílias.

Alerta para servir é o lema do Escutismo e neste momento estão de facto ao serviço do outros, de tantas famílias que beneficiarão do trabalho gratuito e voluntário que estão a fazer neste período de quarentena. A Escuteira ( Chefe Jéssica) está alerta para serviço e na linha da frente na distribuição de produtos alimentícios para as pessoas mais carenciadas do Bairro e outras comunidades de BV.O nosso apreço e reconhecimento pelos nossos Escuteiros e por todo este trabalho.

Deus nos proteja e nos livre deste mal que é o Coronavirus / Covid19. Amém!

Pe Adriano Cabral